Participe da blogagem coletiva sobre desarmamento infantil

O Instituto Sou da Paz convida mães blogueiras (e outros blogueiros e blogueiras também) a conhecerem o Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo e embarcarem na campanha de desarmamento junto conosco! Abaixo seguem algumas informações sobre as armas de fogo e o objetivo da campanha, mas fique à vontade para vasculhar o blog Desarma SP em busca de outros dados. As imagens desse texto são de uso livre em seu blog, assim como as que estão nesse link: http://www.flickr.com/photos/institutosoudapaz/sets/72157626477994174/. Ao publicar seu texto, pedimos que você por favor deixe um link para o post nos comentários! Comente também se você tiver alguma dúvida.

O Plano é um projeto do Instituto Sou da Paz que visa prevenir homicídios na cidade de São Paulo, entre outras maneiras, por meio do estímulo à retirada de armas de circulação. O motivo para o foco nesse tipo de ação é bem simples: o desarmamento salva vidas. O Estado de São Paulo é um exemplo disso: entre 1999 e 2010, a taxa de homicídios caiu nada menos que 80%. Só entre 2002 e 2009 foram retiradas de circulação 75.077 armas de fogo na Capital. Depois de anos entre as mais violentas do mundo, São Paulo conseguiu alcançar uma média de homicídios de 10.6 por 100.000 habitantes –  próxima ao nível considerado “não-epidêmico” pela Organização Mundial da Saúde (abaixo de 10 por 100.000 habitantes).

Entretanto, apesar das melhorias alcançadas nas taxas de homicídios, milhões de pessoas ainda vivem em regiões com índices inaceitáveis de violência. Para buscar reverter esse quadro, é preciso sensibilizar os mais diferentes públicos – como crianças, adolescentes, jovens, mulheres – para os perigos das armas de fogo e a existência da campanha permanente de entrega voluntária de armas. É por isso que, entre 11 e 15 de abril, o Sou da Paz, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, vai promover a Semana do Desarmamento Infantil. A idéia é promover a desvalorização da arma de fogo por meio da troca de armas de brinquedo por brindes como gibis, ursos de pelúcia, quebra-cabeça e outros presentes – além de disseminar informações sobre a entrega de armas de fogo para os adultos.

Infelizmente, as armas continuam tirando muitas vidas, e os motivos dos crimes são banais: mais de 65% dos assassinatos são provocados com uma arma de fogo e apenas 2 em cada 10 homicídios são motivados por drogas, dívidas ou assaltos. A grande maioria das mortes é resultado de brigas bobas que nunca teriam esse desfecho caso a arma de fogo não estivesse presente.

Desarmando crianças e adultos

A campanha vai acontecer na região do M’Boi Mirim, onde ficam os bairros Jardim São Luis e Jardim Ângela – bairro que um dia foi considerado o mais violento do mundo. Cinco bases da PM e da Guarda Civil Metropolitana funcionarão como postos de troca, além de algumas escolas da rede pública. A semana será encerrada com um grande evento para as crianças da região e quem mais quiser participar.

Além do ato simbólico de desarmamento infantil, a campanha pretende que as crianças sirvam de exemplo para os adultos que mantêm uma arma de fogo em casa, incentivando-os também a entregarem-nas. Nas ações que permeiam a Semana do Desarmamento Infantil serão disseminadas informações relevantes sobre a campanha permanente de entrega voluntária de armas, tais como as de que ela é totalmente anônima, rápida e segura, e que há uma indenização de R$ 100 a R$ 300, dependendo do tipo de arma entregue.

O Sou da Paz convida você, a parar um minuto e pensar na relação que sua famíliatem com as armas de brinquedo e sua extensão real, a arma de fogo. Além disso, gostaríamos de contar com seu apoio para disseminar as informações sobre a entrega voluntária de armas. Se os números acima não te convenceram, aqui vai mais um: segundo um estudo feito pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, na cidade de São Paulo, a cada 18 armas de fogo retiradas de circulação, uma vida é poupada. Viu só como é importante retirar armas de circulação?

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Semana do Desarmamento Infantil. ligação permanente.

10 respostas a Participe da blogagem coletiva sobre desarmamento infantil

  1. Pingback: Desarmamento infantil, Laranja Mecânica e Rocas | From Lady Rasta

  2. Olá, parabéns pela iniciativa, especialmente após a tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro. Aproveito para deixar aqui minha contribuição para divulgação da campanha, um post no meu blog sobre o assunto:
    http://blocoparaanotacoes.blogspot.com/2011/04/em-troca-de-armas-gibis.html

  3. Pingback: Projeto sobre desarmamento infantil | Antonio Carlos Rodrigues

  4. Oi pessoal, não sou mãe mas também entrei nessa.
    Tenho um blog – Dando Exemplo – só de bons iniciativas e o post entra no final da tarde de hoje, ok?

    http://www.dandoexemplo.wordpress.com
    Obrigada!
    Mariana

  5. Sekron Alarmes e Instituto Sou da Paz juntos na campanha de desarmamento.
    Acesse http://www.sekronalarmes.com.br/blog/

  6. Uma ótima iniciativa a de vocês!
    Acho que toda a forma de conscientização é válida.
    Através do blog de um amigo cheguei até aqui e compartilho assim como ele, um link em meu blog para terem acesso as suas informações!

  7. Saudações,
    não poderia deixar de aderir a esta oportuna campanha.
    O banner e o link para este site já estão lá no blog, logo após a postagem sobre o Dia Mundial do Desenhista (tbm comemorado neste 15 de abril).
    Gde abç

    http://miltonkennedy.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-desenhista.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s